Primeira vez no Blog?

O artigo Vozes na Cabeça descreve o que o blog propõe. Quais são as suas reais finalidades e também serve de um pequeno manual e amostra do que acontece aqui. LEI-A E NUNCA MAIS IRÁ DORMIR SOSSEGADO.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ronaldinho e a Nike




Na final da Copa de 1998, a França enfiou 3 a 0 no Brasil e levou o título. Cinco horas antes de entrar em campo, o atacante Ronaldinho tinha sofrido sérias convulsões. Mesmo assim, o jogador foi escalado e teve uma performace péssima. Como ele carregava o time nas costas, a equipe desmoronou.

Na época, tinha surgido todo tipo de teoria conspiratória. A maioria envolvia a Nike, patrocinadora da Seleção. Segundo os boatos, o contrato com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) estipulava que Ronaldinho tinha que estar em todos os jogos, com ou sem convulsão. A Nike teria, portanto, forçado a escalação e, por tabela, causado a derrota. Outra teoria conspiratória popular na época é que o Brasil teria entregado o título para, em troca, sediar a copa de 2002. Outra, mais sacana, dizia que Suzana Werner, namadora de Ronaldinho em 1998, teria pulado a cerca e deixado o craque deprimido. Daí, a convulsão.

A mais divertida era que o jogador havia sido envenenado pelo cozinheiro francês da concentração.

Quase quatro anos depois, constatou-se que a convulsão tinha sido provocada por uma injeção do analgésico xilocaína no joelho combalido do craque e que na decisão de escalá-lo foi de Zagallo e de mais ninguém. Ronaldinho deu a volta por cima, teve uma performace fenomenal na Copa de 2002 e trouxe o pentacampeonato para o Brasil.


FATOS EM ORDEM CRONOLÓGICA
Cidade de Saint-Denis, França - 11 de Julho de 1998 - UM DIA ANTES DA FINAL

» A Seleção está concentrada em seu hotel.

» Ronaldo faz alguns exercícios pela manhã e sente um certo incômodo muscular no seu joelho direito. (Essa não foi a primeira vez durante essa Copa)

» Ronaldo avisa o Dr. Lídio Toledo, médico da Seleção. O Dr. Lídio dá um comprimido à Ronaldo afim de amenizar as dores e pede que ele descanse e o avise se os incômodos persistirem.

Cidade de Saint-Denis, França - 12 de Julho de 1998 - DIA DA FINAL

» Manhã - Ronaldo acorda e logo já sente os incômodos no joelho. Assim que consegue falar com o Dr. Lídio, Ronaldo o avisa das dores.

» 14:30 - Dr. Lídio vai ao quarto de Ronaldo e Roberto Carlos, e prepara uma injeção de xilocaína (nada que Ronaldo não estivesse acostumado) afim de novamente alivias as dores do Fenômeno.

» 14:40 - Todos estão descansando em seus quartos quando Ronaldo começa a ter ataques convulsivos. Se contrai todo, se debatendo e espumando. Roberto Carlos, seu companheiro de quarto, sai correndo pelos corredores do hotel assustado e pedindo ajuda.
Leonardo e Edmundo chegam ao quarto para ver o que acontecia e se chocaram com o que viram.
Com o passar dos minutos, Ronaldo recobrou a consciência e permaneceu no quarto com seus colegas, todos ainda assustados pelo fato.

» 16:00 - Zico, integrante da comissão técnica, a caminho de seu quarto, é avisado por Wendel de que havia algo de errado com Ronaldo.
Zico então vai até o quarto do Fenômeno e o encontra em estado de choque. Veja aqui a descrição de Zico sobre o exato momento em que ele entra no quarto.

» 17:00 - Jantar da Seleção no refeitório do hotel. Zico vê Ronaldo se alongando e Ronaldo reclama estar muito dolorido.

» 18:00 - A comissão técnica acha por bem fazer exames em Ronaldo para saber se há algo mais grave. Com esse fim, levam o jogador à uma clínica médica na cidade.

» 19:30 - A Seleção Brasileira sai do hotel (sem Ronaldo, ainda na clínica) rumo ao Stade de France (estádio da Final).

» 19:45 - Após fazer sua preleção, Zagallo entrega a relação dos 11 tirulares ao fiscal da FIFA. A tal lista continha Edmundo no lugar de Ronaldo.

» 19:55 - Ronaldo e Dr. Da Mata (comissão técnica) chegam da clínica com boas notícias, nada de mais grave acontecera ao Fenômeno.
Ronaldo então diz a Zagallo que está melhor e quer jogar. O "velho lobo" não questiona e o manda ao aquecimento, enquanto pedia ao fiscal da FIFA para trocar Edmundo por Ronaldo na lista dos 11 titulares.

» 20:10 - Os jogadores aquecem no gramado e os repórteres, sem entendem absolutamente nada sobre o "troca e destroca" na lista de Zagallo, tentam conseguir alguma explicação.

» 21:00 - ROLA A BOLA NO STADE DE FRANCE

E o resto infelizmente a gente já sabe...Brasil 0 x 3 França.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Seres Conspiratórios. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com